CONCLUSÃO

A guerra iniciada em 1914 englobou a maior parte dos países europeus, tornando-se progressivamente um conflito mundial. Este foi seu aspecto particular em relação aos conflitos anteriores. 
De forma global, os fatores da guerra estão ligados aos interesses econômicos dos Estados europeus, à corrida colonialista, e ao nacionalismo exarcebado. 
No primeiro momento da guerra, a fronteira da França foi cruzada pelos alemães, cujo avanço foi detido em seguida, na Batalha do Marne. 
Começou, então, a Guerra das Trincheiras, que se arrastaria quase até o fim da guerra. No total, sacrificaram-se mais de 10 milhões de vidas. 
As tentativas alemãs de ruptura foram contidas pelos Aliados, mas em compensação os ataques destes foram detidos pelos alemães. A entrada dos Estados Unidos e a saída da Rússia aceleraram o desfecho da guerra. Ao Aliados foram favorecidos. 
No ano de 1918, travou-se a Batalha da França, última e desesperada ofensiva alemã, que se extinguiu na Segunda Batalha do Marne. Rompidas as linhas germânicas pela ofensiva de Foch, vencidos os Aliados da Alemanha, a esta não restava outra alternativa senão solicitar o armístico 


Conclui que a Revolução Russa foi um dos acontecimentos históricos mais importantes ocorridos durante a Primeira Guerra Mundial. Sua importância decorre do fato de Ter provocado a ruptura da ordem socioeconômica capitalista, que se espalhava pelo mundo sob a hegemonia das grandes potências européias e dos Estados Unidos. 
Por uma série de circunstâncias, a Rússia foi o primeiro país onde se tentou levar à prática as idéias do socialismo científico, elaboradas principalmente por Marx e Engels. A União Soviética, a partir de 1917, tornou-se o país pioneiro de uma experiência de enormes proporções, a da criação de uma sociedade socialista, permanecendo isolada nessa situação até o fim da Segunda Guerra Mundial, quando inúmeros países passaram a fazer parte do mundo do socialismo. 


Revolução industrial não foi uma guerra entre empregados e patrões, simplesmente, um conjunto de mudanças tecnológicas de grande impacto no processo produtivo. 
A revolução industrial se iniciou na Inglaterra, por volta de meados do século XVIII . 
Dentre várias tecnologias e máquinas criadas a mais popular foi a maquina a vapor, que hoje em dia é o símbolo da revolução industrial, ainda que tenha sido uma dentre várias outras invenções importantes. 
Outro ponto bem importante era a mão-de-obra (no caso os trabalhadores), a Revolução Industrial afetou ou alterou muito a vida dos trabalhadores, provocando um intenso deslocamento da população para as cidades. Na cidade, eram obrigados a viver em cortiços. Eram praticamente explorados, submetidos a jornadas intensas de trabalho de até 80 horas por semana! 
Com um salário medíocre, com uma renda muito baixa, as mulheres e crianças eram obrigadas a trabalhar para melhorar um pouco a renda e a sua convivência.(P.M)


 A Guerra Fria foi um período de intensa hostilidade sem guerra efectiva. A oposição era tão intensa que muitos esperavam um conflito armado entre os Estados Unidos e a União Soviética. A Guerra Fria durou 4 décadas, de 1945a 1989. 
O auge desta guerra deu-se entre 1947 e 1963, quando se realizaram poucas negociações sérias entre os Estados Unidos e a União soviética. Não se realizou mesmo qualquer cimeira entre 1945 e 1955. Em 1952, George Kennan, o embaixador dos Estados Unidos em Moscovo, comparou o seu isolamento na embaixada americana com a sua experiência de internamento num campo de prisioneiros em Berlim durante a segunda guerra mundial. As fases posteriores da Guerra Fria, nas décadas de 1970 e 1980, foram bastante diferentes. Americanos e soviéticos tinham muitos contactos e negociaram regularmente tratados de controlo de armamentos. 
O fim da Guerra Fria ocorreu rapidamente, com a alteração das politicas Soviéticas após Mikhail Gorbachev ter chegado ao poder em 1985. A hegemonia Soviética sobre a Europa de Leste ruiu em 1989 e a própria União Soviética desintegrou-se em 1991. 


Segunda Guerra Mundial:A evolução interior dos Estados europeus durante o período entre guerras foi em grande parte responsável pela eclosão da Segunda Guerra Mundial em 1939. 
O antagonismo entre o comunismo e o fascismo existia dentro da maioria dos Estados europeus, principalmente nos que haviam sido mais abalados pela Primeira Grande Guerra. A grande depressão econômica de 1929 – 1930 agravou ainda mais os problemas políticos nacionais e internacionais. Numerosos países do mundo todo adotaram regimes totalitários de governo, a exemplo do que já acontecera na Itália. 
Os litígios externos aumentaram, pelo próprio caráter militarista e nacionalista desses regimes, nitidamente expansionistas. 
A Liga das Nações falhou na sua tentativa de conciliação por falta de meios, limitando-se a sensações superficiais contra os países que iniciavam as agressões, como foi o caso da Itália, Alemanha e Japão. A partir de 1935, a iniciativa agressora dos países totalitários cresceu. As democracias vencedoras da 1ª Grande Guerra, na expectativa de evitar outro conflito mundial, colocaram-se numa atitude defensiva e pacifista (apaziguamento), sem perceber que encorajavam ainda mais os agressores. Quando tentaram reagir, deram origem à Segunda Guerra Mundial. 
De 1939 a 1942 deu-se à ofensiva do Eixo. Operações militares fulminantes deram a vantagem inicial à Alemanha, que se apossou da Polônia e Escandinávia. Em maio – junho de 1940, a ofensiva maciça contra a França terminou com a assinatura de um armistício, entre o governo francês e a Alemanha e Itália. 
A tentativa alemã de dominar a Inglaterra falhou. Então investiu contra a Rússia. Ao mesmo tempo, os japoneses que já estavam empenhados em uma guerra contra a China atacavam os EUA. Dessa forma, a guerra tornou-se total. A entrada dos norte-americanos na guerra fez pender a sorte da luta a favor dos aliados. Em 1943, a resistência do Eixo começou a ser quebrada, para completar em 1945 com a invasão da Alemanha pelos atômicos. 
A destruição provocada pela 2ª Guerra Mundial foi impressionante, porque foi efetuada por máquinas modernas. Apesar da vitória, os Aliados estavam divididos. O mundo foi repartido em zonas de influência pelos vencedores, passando dois blocos: o soviético e o ocidental.


"Nazismo" ou o "Nacional-socialismo" designa a política da ditadura que governou a Alemanha de 1933 a 1945, o "Terceiro Reich". O nazismo é frequentemente associado ao fascismo, embora os nazis dissessem praticar uma forma nacionalista e totalitária de socialismo (oposta ao socialismo internacional marxista).
 O fascismo é uma doutrina totalitária de extrema-direita desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919, e durante seu governo (1922 – 1943 e 1943 – 1945). Fascismo deriva de fascio, nome de grupos políticos ou de militância que surgiram na Itália entre fins do século XIX e começo do século XX; mas também de fasces, que nos tempos do Império Romano era um símbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo. Os fascistas italianos também ficaram conhecidos pela expressão camisas negras, em virtude do uniforme que utilizavam.(W.W)

Nenhum comentário:

Postar um comentário